Quem sou eu

Minha foto
"Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou." Gênesis 1:27-28

domingo, 21 de junho de 2015

O Dom do Espírito Santo que todos recebem quando alcançados pela Graça

Texto Base: " Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, até os confins da terra." Atos 1.8 

Um dos assuntos mais debatidos entre alguns da comunidade evangélica  é sobre os Dons espirituais, suas manifestações, se eles são para os nossos dias também ou se cessaram. O apóstolo Paulo quando escreve aos Coríntios em sua primeira carta no capítulo 12, fala acerca dos diferentes dons e que apesar da pluralidade, " o Espírito é o mesmo"(1 Co 12.4) e que essa diversidade de dons distribuída pelo Espírito Santo, visa ao bem comum(1 Co 12.7). Um pouco mais a frente, Paulo dá uma atenção especial a dois dons: o dom de Profecia e o dom de línguas. 
No primeiro versículo do capitulo 14 da primeira epístola aos Coríntios, Paulo incentiva a busca dos dons espirituais, "principalmente o de profecias"(1Co 14.1) 

Por quê?

Quando se é falado em profecias aqui, não se trata da revelação do futuro e sim, da proclamação do evangelho, a saber Cristo, "pois quem profetiza o faz para a edificação, encorajamento e consolação dos homens"(1 Co 14.3). No Antigo Testamento, as profecias tinham o objetivo de chamar o povo de Israel ao arrependimento de suas más obras, apresentar as consequências de seus atos de rebeldia e apresentar-lhes o consolo de Deus e Sua Salvação caso se arrependessem. Isso fica claro nos livros dos profetas. No Novo Testamento trata-se da proclamação da Boas Novas.
Quanto ao Dom de línguas, de nenhum modo é desprezado mas, somos advertidos quando temos esse dom pois " Quem fala em línguas a si mesmo se edifica (...)"(v.4), "a não ser que as interprete, para que a igreja seja edificada"(v.5).

Nos dias atuais, estes dois dons tiveram suas essências e objetivos distorcidos. As profecias são vistas como sendo a revelação do futuro de alguém e não como a proclamação do Evangelho e o dom de Línguas é colocado numa posição em que não deveria estar e é tido como a marca legítima de que realmente alguém tem o Espírito Santo em sua vida.
Todavia, existe um dom que todos que são alcançados pela Graça recebem ao serem batizados com o Espírito Santo e esta é a marca legítima deste batismo. Este é o primeiro dom que recebemos quando somos resgatados de nossos pecados e restaurados por Deus. Ele não é manifestado por meio de movimentos, pulos, rodopios, saltos, gritos ou qualquer coisa do tipo. Este dom é manifestado através de nossos frutos, e este dom é o dom de ser testemunha de Jesus Cristo onde quer que formos. Nenhum cristão genuíno pode viver uma vida cristã plena sem que testemunhe de Cristo, sem que fale do seu amor, sem que compartilhe da Graça que recebeu. 
Quando o Apóstolo Pedro foi questionado pelos judeus: "Irmãos, que faremos?"(At 2.37) após ter pregado pela primeira vez, "Pedro respondeu : ' Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo." (At 2. 38)
Percebem o que Pedro respondeu? Ele não falou que eles receberiam os dons do Espírito Santo mas, o dom do Espírito Santo. E não disse isso baseado em suas próprias conclusões, em sua própria sabedoria e sim baseado em que seu mestre lhes falara entes de ascender :

 " Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, até os confins da terra." Atos 1.8 


Autora: Natália Gomes
Igreja Presbiteriana Redenção - João Pessoa/PB

domingo, 14 de junho de 2015

Deus é Bom!

Texto base: Salmo 136:1

LOUVAI ao SENHOR, porque ele é bom; porque a sua benignidade dura para sempre”.

Sim, ele é bom, em todo tempo e circunstância.

Isso pode parecer obvio para muitos. É claro que Deus é bom. O problema é que essa bondade de Deus não parece ter sido bem entendida por alguns, e consequentemente alguns problemas podem surgir.

Em primeiro lugar devemos ter em mente que ele é bom em qualquer circunstância, sim, eu disse QUALQUER circunstância, até mesmo quando o homem faz bobagens e não O invoca como devido.
Veja o que diz em 2 Timóteo 2:13Se formos infiéis, ele permanece fiel; não pode negar-se a si mesmo"

Isso quer dizer que mesmo se o homem for infiel, Deus permanece fiel, e se o homem não o invocar, não será perdoado, porém Deus permanece bom.

Deus é bom mesmo quando castiga os transgressores? Sim.

Tiago 1:17 "Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação"  e Mateus 3:6 "Porque eu, o SENHOR, não mudo; por isso vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos".

Quando há castigo dos transgressores Deus aplica sua justiça, então até nessa circunstância Deus é bom.

Entendido esta parte, vamos ao problema. Muitas vezes o homem não compreende esta verdade bíblica e em certas circunstâncias não reconhece a bondade de Deus, com isso acaba desqualificando o criador e seu atributo.

As situações em que não se reconhece a bondade de Deus, geralmente são aquelas que, para o homem, são bem difíceis de compreender e até mesmo achar algo bom naquilo. Mas é justamente nessas situações que temos uma maravilhosa oportunidade de glorificar o nome de Deus, e dizer que ele é bom. Para entendermos a bondade perfeita de Deus, devemos compreender que só ele é bom. Veja o que diz Jesus em Lucas 18:19 "Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém há bom, senão um, que é Deus"

Com esse versículo compreendemos que não há nada de bom no homem, que é imperfeito e pecador, carecedor da graça de Deus que é perfeito e bom.

Se conseguirmos entender que só ele é bom, é um grande passo para nas circunstâncias difíceis dizermos que ele é bom. Deus não é bom apenas por causa da sua misericórdia para conosco, mas ele é bom também porque a sua vontade é boa, os seus desígnios são bons, a sua criação é boa e principalmente o seu padrão é bom.

Sim, o padrão que ele escolhe e determinada tudo é perfeito e bom. Imagine se fóssemos nós quem escolhesse o padrão das coisas ou disséssemos o que seria bom ou não. Sim, seria um desastre. Mas que coisa boa é saber que ele é quem determina o padrão de tudo, inclusive qual o padrão correto para as nossas vidas, o padrão correto para amadurecermos espiritualmente e o padrão e medida correta de dor e sofrimento ao qual devemos suportar.


Tudo isso porque ele é bom. Por isso louvai ao Senhor, em todas as circunstâncias pois ele é bom.


Autor: Ricardo Oliveira

Igreja Batista Betel – Alto da Boa Vista, Bayeux

quinta-feira, 11 de junho de 2015

Em que consiste a Liberdade dos Verdadeiros Cristãos?

"Eles se tornam livres da culpa e das consequênicas do pecado, por intermédio do sangue de Cristo. Sendo justificados, perdoados e purificados, podem olhar com ousadia para o Dia do Julgamento e afirmar: "Quem intentará acusação contra nós? Quem condenará?" Pleo Espírito de Cristo, eles são libertos do poder do pecado, que não tem mais domínio sobre eles. Visto que foram regenerados, convertidos e santificados, eles mortificam e vecem o pecado, não sendo mais levados cativos por ele. Esta liberadade pertence a todos os verdadeiros cristãos desde o momento em que vieram a Cristo e entregaram-Lhe suas almas. Naquela ocasião tornaram-se livres e possuem esta liberdade para sempre. A morte nõ os destruirá. Mesmo o sepulcro não poderá reter seus corpos por muito tempo. Aqueles que Cristo libertou estão libertos para toda eternidade."

R. C. Ryler - Meditações no Evangelho de João.






"As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem.
Eu lhes dou a vida eterna, e elas jamais perecerão; ninguém as poderá arrancar da minha mão.Meu Pai, que as deu para mim, é maior do que todos; ninguém as pode arrancar da mão de meu Pai."

João 10:27-29