Quem sou eu

Minha foto
"Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou." Gênesis 1:27-28

domingo, 14 de junho de 2015

Deus é Bom!

Texto base: Salmo 136:1

LOUVAI ao SENHOR, porque ele é bom; porque a sua benignidade dura para sempre”.

Sim, ele é bom, em todo tempo e circunstância.

Isso pode parecer obvio para muitos. É claro que Deus é bom. O problema é que essa bondade de Deus não parece ter sido bem entendida por alguns, e consequentemente alguns problemas podem surgir.

Em primeiro lugar devemos ter em mente que ele é bom em qualquer circunstância, sim, eu disse QUALQUER circunstância, até mesmo quando o homem faz bobagens e não O invoca como devido.
Veja o que diz em 2 Timóteo 2:13Se formos infiéis, ele permanece fiel; não pode negar-se a si mesmo"

Isso quer dizer que mesmo se o homem for infiel, Deus permanece fiel, e se o homem não o invocar, não será perdoado, porém Deus permanece bom.

Deus é bom mesmo quando castiga os transgressores? Sim.

Tiago 1:17 "Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação"  e Mateus 3:6 "Porque eu, o SENHOR, não mudo; por isso vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos".

Quando há castigo dos transgressores Deus aplica sua justiça, então até nessa circunstância Deus é bom.

Entendido esta parte, vamos ao problema. Muitas vezes o homem não compreende esta verdade bíblica e em certas circunstâncias não reconhece a bondade de Deus, com isso acaba desqualificando o criador e seu atributo.

As situações em que não se reconhece a bondade de Deus, geralmente são aquelas que, para o homem, são bem difíceis de compreender e até mesmo achar algo bom naquilo. Mas é justamente nessas situações que temos uma maravilhosa oportunidade de glorificar o nome de Deus, e dizer que ele é bom. Para entendermos a bondade perfeita de Deus, devemos compreender que só ele é bom. Veja o que diz Jesus em Lucas 18:19 "Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém há bom, senão um, que é Deus"

Com esse versículo compreendemos que não há nada de bom no homem, que é imperfeito e pecador, carecedor da graça de Deus que é perfeito e bom.

Se conseguirmos entender que só ele é bom, é um grande passo para nas circunstâncias difíceis dizermos que ele é bom. Deus não é bom apenas por causa da sua misericórdia para conosco, mas ele é bom também porque a sua vontade é boa, os seus desígnios são bons, a sua criação é boa e principalmente o seu padrão é bom.

Sim, o padrão que ele escolhe e determinada tudo é perfeito e bom. Imagine se fóssemos nós quem escolhesse o padrão das coisas ou disséssemos o que seria bom ou não. Sim, seria um desastre. Mas que coisa boa é saber que ele é quem determina o padrão de tudo, inclusive qual o padrão correto para as nossas vidas, o padrão correto para amadurecermos espiritualmente e o padrão e medida correta de dor e sofrimento ao qual devemos suportar.


Tudo isso porque ele é bom. Por isso louvai ao Senhor, em todas as circunstâncias pois ele é bom.


Autor: Ricardo Oliveira

Igreja Batista Betel – Alto da Boa Vista, Bayeux

Nenhum comentário:

Postar um comentário